Retorno de Nadal a Barcelona: um triunfo no saibro

Rafael Nadal Retorna Triunfante em Barcelona Após Longa Ausência
Barcelona Open Banc Sabadell

Após 103 dias longe das competições, Rafael Nadal retornou com vitória no ATP 500 de Barcelona. Ele enfrentou e venceu Flavio Cobolli, 62º do mundo, por 6/2 e 6/3. O jogo ocorreu na quadra que leva o nome de Nadal desde 2017.

Nadal, recordista de títulos no saibro catalão com 12 conquistas, manteve sua invencibilidade em estreias no torneio. Este foi seu 17º ano no evento, e ele nunca perdeu um primeiro jogo.

Próximo desafio: confronto com Alex de Minaur O próximo adversário de Nadal será o australiano Alex de Minaur, quarto cabeça de chave. Este será o quinto confronto entre os dois, mas o primeiro no saibro. Nadal venceu três dos quatro encontros anteriores.

Histórico impressionante em Barcelona Essa vitória foi a 67ª de Nadal em 71 partidas no torneio de Barcelona, ampliando seu recorde impressionante. Essa foi também sua primeira partida no saibro desde o título de Roland Garros em 2022, passando 681 dias sem competir nesse piso. Nadal acumulou 78 vitórias no saibro desde sua última derrota para um jogador fora do top 20 em 2016.

Detalhes do jogo: desempenho do saque Nadal venceu 78% dos pontos jogados com seu primeiro serviço. Seu desempenho caiu para 53% com o segundo serviço, mas ele só foi quebrado uma vez. Cobolli enfrentou dificuldades, vencendo apenas 53% dos pontos de serviço e sofrendo dez break-points, sendo quebrado várias vezes durante o jogo.

Nadal manteve a firmeza e não deu mais chances a Cobolli após as quebras iniciais no segundo set. Ele administrou a vantagem até o final, garantindo uma volta vitoriosa às quadras. Nadal continua a ser uma força dominante no saibro, reafirmando sua posição como um dos maiores tenistas da história nesse piso.