Troca de socos entre deputados interrompe votação de lei na Geórgia

congresso Georgia
congresso Georgia

Durante a sessão parlamentar na Geórgia, um confronto entre deputados interrompeu a votação de um controverso projeto de lei. O incidente ocorreu quando Aleko Elisashvili, do Partido dos Cidadãos, atacou Mamuka Mdinardze do partido governista Sonho Georgiano.

Detalhes do Incidente

O conflito começou após Elisashvili se aproximar do púlpito e agredir fisicamente Mdinardze. A transmissão ao vivo do evento foi cortada logo após o início da confusão. Imagens do tumulto foram amplamente divulgadas, mostrando o momento da agressão.

Reações e Consequências

Anri Okhanashvili, presidente da comissão, classificou o ato como “desprezível” e prometeu uma resposta rigorosa a tais provocações. Além disso, apontou Ana Natsvlishvili e Tina Bokuchava, membros da oposição, como cúmplices no incidente.

Este episódio ocorre em um momento delicado para a Geórgia, com eleições nacionais programadas para outubro deste ano.

Contexto do Projeto de Lei

O projeto em votação visa aumentar a transparência sobre o financiamento estrangeiro dos políticos na Geórgia. Embora receba apoio de alguns setores, enfrenta forte oposição no Ocidente e comparações com legislações autoritárias, como as implementadas pelo Kremlin. No passado, esse projeto já havia desencadeado uma série de protestos em todo o país.

Implicações para o Futuro Político da Geórgia

Este incidente não apenas destaca as divisões dentro do parlamento georgiano, mas também aumenta a tensão no clima político do país, às vésperas de uma eleição importante. A reação interna e internacional a esses eventos pode influenciar significativamente o resultado eleitoral e a estabilidade política na Geórgia.