Governador destaca combate às desigualdades na preservação da Amazônia

Governador Mendes Destaca Combate às Desigualdades na Preservação da Amazônia
Mayke Toscano/Secom-MT

Durante o 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, o governador Mauro Mendes ressaltou a importância de combinar esforços de preservação com a redução das desigualdades sociais.

Desenvolvimento Sustentável e Equitativo

“Não basta crescer; é essencial desenvolver de forma inclusiva,” declarou Mendes em Rio Branco. Ele destacou que o verdadeiro progresso envolve melhorar a vida dos residentes da Amazônia, além de preservar o meio ambiente. Mendes citou Mato Grosso como exemplo de sucesso, sendo um dos estados com menores índices de desigualdade, segundo o IBGE.

Os líderes regionais firmaram a Carta de Rio Branco, comprometendo-se com várias iniciativas estratégicas. Estas incluem aprimorar a infraestrutura logística, fortalecer o monitoramento ambiental e apoiar políticas de restauração florestal. Além disso, a carta enfatiza a necessidade de facilitar o acesso a financiamentos climáticos e priorizar investimentos em negócios sustentáveis.

Adicionalmente, a carta destaca a importância da próxima COP-30 em Belém, conhecida como “COP da Floresta”. Esta conferência visa promover o equilíbrio climático global e valorizar os recursos naturais da floresta.

A reunião contou com a presença de vários governadores, incluindo Gladson Cameli do Acre e Helder Barbalho do Pará, que reiteraram seu compromisso com um desenvolvimento que respeite as dimensões social, ambiental e econômica.

Essas iniciativas são vitais para garantir que o desenvolvimento na Amazônia seja sustentável e beneficie todos os envolvidos, contribuindo para uma região mais justa e preservada.