Museu de Arte Sacra abre exposição em homenagem ao artista plástico Sitó

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, orgulhosamente, inaugura em 14 de abril a exposição “A Arte em Memória de Sitó”. Aberta às 10h, esta mostra destaca 36 obras de Antônio Pereira da Silva, conhecido como Sitó, sob os auspícios da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Marcando um tributo significativo, a exposição celebra a vida e o legado de Sitó, que nos deixou em 2012, aos 81 anos. Mais do que um artista plástico, Sitó se notabilizava como um mestre multifacetado, demonstrando habilidade em escultura, marcenaria, pintura e fabricação de instrumentos de corda. Impulsionado por uma alma inquieta e uma criatividade sem limites, ele constantemente buscava aprimorar suas habilidades, mergulhando com paixão e entusiasmo em novas áreas, conforme salientado pelo curador Marcos Gontijo.

As obras em destaque incluem esculturas, pinturas e instrumentos musicais, provenientes do acervo familiar, escolhidas com meticuloso cuidado. Importante frisar, a curadoria enfoca não só o valor afetivo e social das peças, mas também a ampla diversidade e a profundidade técnica dominadas por Sitó, desdobrando um panorama único de seu trabalho.

Ademais, a exposição dá especial atenção à acessibilidade, disponibilizando recursos como audiodescrição, áudios com fonte ampliada, transcrição em braille e a presença de intérpretes de Libras na abertura. De forma destacada, Sitó, uma figura proeminente da arte Naif mato-grossense, acumulou diversos prêmios e teve reconhecimento na Bienal Naifs do Brasil em 2012, com obras marcantes como “Festa Cuiabana” e “São José Águas de Março”, solidificando assim seu inestimável legado no cenário da arte regional.

Via – MT Play.