Véu de Noiva com água barrenta causa surpresa em MT

Um vídeo impressionante recentemente viralizou, mostrando uma transformação surpreendente no Véu de Noiva, um dos maiores pontos turísticos de Mato Grosso. A famosa cachoeira de 86 metros, localizada em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, surpreendeu ao exibir suas águas normalmente cristalinas agora completamente barrentas.

Buscando explicações para esse fenômeno, o Primeira Página consultou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a área. O Instituto atribuiu a mudança na cor das águas às características naturais do Rio Coxipó, que alimenta a cachoeira e cujas nascentes se estendem além do Parque Nacional.

O rio, fluindo por áreas de planalto e planície, acelera nas alturas próximas ao Véu de Noiva, especialmente durante períodos de chuva. Esta aceleração aumenta a vazão e o nível do rio, modificando a cor das águas devido ao transporte de sedimentos.

Ressalta-se que, o processo de erosão do solo, agravado pelo uso desordenado do solo e pela perda de vegetação, contribui significativamente para esse fenômeno. No entanto, a seção do rio que passa pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães recebe proteção intensa, o que ajuda a preservar a qualidade da água ao minimizar a erosão.

Crédito: Primeira Página