Reforma tributária e crescimento do PIB Haddad detalha

Reforma Tributária e Crescimento do PIB
Paulo Pinto/Agência Brasil

Fernando Haddad detalha envio de lei complementar da reforma tributária ao Congresso e prevê surpresa positiva no crescimento do PIB brasileiro em 2024

Durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o envio da lei complementar da reforma tributária ao Congresso em abril. A reforma, aprovada no final do ano passado, promete simplificar a cobrança de impostos no Brasil.

A lei complementar detalhará a execução da reforma, incluindo a distribuição de recursos e a definição dos itens da cesta básica nacional. O texto final já prevê o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) e o “imposto do pecado”.

Além disso, Haddad prevê que o PIB brasileiro em 2024 superará as expectativas atuais do governo, passando de 2,2% para mais de 2,5%. Ele enfatiza que o crescimento ocorrerá com inflação em baixa.

Haddad também destacou a retomada de relações internacionais sob a gestão Lula, visando uma “reglobalização sustentável” em aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A visita de Emmanuel Macron resultou no anúncio de um investimento de 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia. O plano inclui colaboração entre a Agência Francesa de Desenvolvimento e bancos brasileiros, promovendo inovação e pesquisa sustentável.