Prefeito entrega revitalização do monumento “Árvore de Todos os Povos” e do mural do artista plástico Adir Sodré nesta quarta-feira (27)

Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá, participou da cerimônia de entrega da revitalização da ‘Árvore de Todos os Povos’, obra de Wladimir Dias-Pino. O evento ocorreu na Praça Oito de Abril, também conhecida como Praça do Chopão, nesta quarta-feira (27). A obra de Dias-Pino, agora restaurada ao seu local original, respeita o projeto inicial. Na ocasião, o prefeito também entregou a revitalizada obra de Adir Sodré, destacado artista plástico mato-grossense, falecido em agosto de 2020.

A ‘Árvore de Todos os Povos’, uma escultura-poema, emerge do Movimento Intensivismo, refletindo a nova visão artística e literária de Cuiabá das décadas de 1940 e 1950. A revitalização custou aproximadamente R$ 60 mil.

Além disso, a cerimônia marcou o lançamento da reconstrução do mural de Adir Sodré, contando com a colaboração de Nina Sodré, filha do artista. Este mural simboliza a parceria com a Prefeitura de Cuiabá no projeto Cidade Viva, colorindo o concreto da cidade com a vibrante cultura cuiabana.

As obras, retiradas para a renovação da praça, foram restituídas em 23 de dezembro de 2019. A parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente viabilizou não só a reconstrução do piso e a instalação de novas lixeiras e bancos, mas também a melhoria da iluminação e paisagismo.

Este evento integra as comemorações dos 305 anos da capital, com a presença de técnicos do Ministério da Cultura, representando a ministra Margareth Menezes.

Créditos: Cuiabá MT.