Vini Jr, sobre racismo: menos vontade de jogar, mas vou seguir lutando

Espanha x Brasil será mais que um amistoso, será parte da campanha de combate ao racismo. E este jogo tem um personagem central: Vini Jr. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), o atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid, de 23 anos, chorou ao falar sobre o racismo que vem sofrendo na Europa.

“Acredito que é algo muito triste tudo que eu venho passando aqui a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia minha vem aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que, não só na Espanha, mas no mundo todo, sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros sofrem no mundo.”

Vini Jr

“Meu pai sempre teve dificuldade de trabalhar por ser negro, na escolha entre ele e um branco sempre vão escolher um branco, é uma coisa muito difícil. Eu tenho lutado bastante por tudo o que vem acontecendo comigo, claro que é desgastante porque você está meio que sozinho em tudo. Eu já fiz tantas denúncias, ninguém é punido, nenhum clube é punido, e a cada dia que passa eu venho lutando por todas as pessoas que estão por vir, porque se fosse apenas ou mim ou pela minha família, eu acredito que já teria desistido de tudo o que eu venho lutando. A cada dia que eu vou pra casa, eu fico mais triste, mas eu fui escolhido pra defender uma causa tão importante, que a cada dia eu estudo mais sobre, eu venho aprendendo pra que no futuro bem próximo, meu irmão que tem 5 anos não venha passar por tudo o que eu estou passando.”

“Cada vez eu estou mais triste, cada vez eu tenho menos vontade de jogar, mas eu vou seguir lutando.”
Vini Jr

O amistoso entre Espanha e Brasil será nesta terça-feira (26), às 16h30 (horário de MS/MT), no estádio Santiago Bernabéu, casa do clube espanhol Real Madrid. A TV Morena e a TV Centro América vão transmitir ao vivo a partida.

Uma Só Pele, Uma Só Identidade

O amistoso contra a Espanha faz parte da campanha da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de combate ao racismo no futebol. Com o slogan “uma só pele; uma só identidade”, o jogo terá uma identidade visual com destaque para o preto.

Já na chegada da delegação brasileira em Madri na noite de domingo (24), os jogadores percorreram o trajeto do aeroporto até o hotel num ônibus preto com o mote da campanha. O Brasil costuma usar nas viagens ônibus com as cores verde e amarela.

Na hora do hino, jogadores utilizarão jaqueta preta com dizeres em português, inglês e espanhol e patch especial da partida “uma só pele”.

A CBF é a única entidade nacional a implementar a punição desportiva por atos racistas no Regulamento Geral de Competições (RGC).

“Gostaria de agradecer a CBF, todo o pessoal que trabalha com ele, todos os atletas sempre me deram a maior força do mundo para a gente seguir lutando junto, não só em campo, mas também fora. O presidente conseguiu mudar as regras, as leis do Brasil, e a cada vez que tem um ato de crime no futebol ele consegue punir essas pessoas”, disse Vini Jr.

“Isso vem diminuindo no Brasil, espero que outras federações do mundo todo possam aprender com o presidente para que possamos nós, jogadores, seguir com a cabeça só no futebol, pois temos jogos a cada dois ou três dias, tenho que me concentrar, me recuperar, também aproveitar com minha família. Espero que eles possam fazer mudanças radicais para que todos os jogadores possam atuar com tranquilidade”, concluiu.

Matéria reproduzida: Primeira página