Semana Santa: conheça o significado de cada dia

A Semana Santa começou neste domingo (24) e se estende até o próximo (31), quando ocorre a celebração da Páscoa. Esta é uma das datas mais importantes para os cristãos e, se tratando, dos católicos, o momento central da liturgia católica romana quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Conheça o significado de cada dia:

Domingo de Ramos:

O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado em um jumento.

Segunda-feira Santa:

Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida. Está cada vez mais próximo o desenlace da crise. 

Terça-feira Santa

A mensagem central deste dia passa pela Última Ceia. Estamos na hora crucial de Jesus. Cristo sente, na entrega, que faz a “glorificação de Deus”, ainda que encontre no caminho a covardia e o desamor. No Evangelho, há uma antecipação da Quinta-feira Santa. Jesus anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro. 

Quarta-feira Santa

Em muitas paróquias, especialmente no interior do país, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa. Os homens saem de uma igreja ou local determinado com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. 

Quinta-feira Santa

É um dos dias com maior número de rituais. 

Uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa é a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. Tem também o Lava-pés, um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia de Jesus. 

Instituição da Eucaristia – Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia.

Sexta-feira Santa

A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama da morte de Cristo no Calvário. O ato simbólico deste dia é a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

Via-sacra – Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. Em muitas paróquias e comunidades, são realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da via-crucis.

Sábado Santo

Vigília Pascal – Neste dia especial, a celebração acontece no sábado à noite, iniciando-se com uma vigília.

Bênção do fogo – Posteriormente, fora da Igreja, os fieis se reúnem em volta de uma fogueira, onde o sacerdote abençoa o fogo novo. Logo em seguida, de maneira simbólica, o Círio Pascal é apresentado ao sacerdote. Utilizando um estilete, o padre faz nele uma cruz, pronunciando palavras sobre a eternidade de Cristo.

Procissão do Círio Pascal – Enquanto isso, dentro do recinto sagrado, as luzes da igreja devem permanecer apagadas, criando um ambiente de reverência. O diácono, então, toma o Círio e o ergue, um gesto que simboliza a luz de Cristo iluminando a escuridão. Em um ato de comunhão, os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e, em seguida, entram na igreja, trazendo luz ao espaço antes imerso na escuridão.

Proclamação da Páscoa – Finalmente, com todos em pé e as velas ainda acesas, o ambiente se enche de esperança e renovação. O presidente da celebração incensa o Círio Pascal, um sinal de respeito e veneração. Após este momento, de forma triunfante, a Páscoa é proclamada, culminando assim a cerimônia

Domingo da Ressurreição

É o dia santo mais importante da religião cristã. A celebração que ocorre no domingo de Páscoa encerra a Semana Santa.

Matéria reproduzida: Primeira Pagina.