Delícia Tradicional de Cuiabá: A Autêntica Receita de Furundu

Doce Furrudum - Foto: G1 Mato Grosso - Tv Centro América

O furundu é um doce tradicional da culinária cuiabana, típico da região da Baixada Cuiabana, em Mato Grosso. Este prato é um símbolo das festas de santos e da celebração da colheita do mamão. Originalmente, era preparado em grandes quantidades durante as festividades locais, sendo uma maneira de aproveitar a abundância de mamão, um dos frutos mais comuns na região.

Ingredientes:

  • 1 mamão verde grande
  • 500g de açúcar cristal
  • 1 pedaço de canela em pau
  • Cravo-da-índia a gosto
  • 100g de rapadura (opcional)
  • 1 colher de sopa de vinagre

Modo de preparo:

  1. Comece raspando o mamão verde com um ralador, deixando-o em tiras finas.
  2. Em uma panela grande, coloque o açúcar, a canela, os cravos e a rapadura. Adicione um pouco de água e leve ao fogo médio até formar uma calda.
  3. Quando a calda estiver em ponto de fio, adicione o mamão ralado e o vinagre. O vinagre ajudará a manter a cor verde vibrante do mamão.
  4. Cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente para não queimar, por aproximadamente 40 minutos ou até que o mamão fique translúcido e a calda se reduza, adquirindo uma consistência mais espessa.
  5. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. O furundu é geralmente servido frio e pode ser armazenado em recipientes herméticos por vários dias.

O furundu não é apenas um doce, é uma viagem no tempo que nos leva de volta às origens da cultura cuiabana, mantendo vivas as tradições e o sabor da história local. Preparar e degustar o furundu é manter viva a herança cultural de Cuiabá e compartilhar um pouco de sua doce história.